tag:blogger.com,1999:blog-8195385514990104072024-03-13T08:08:31.017-07:00MEU CANTINHOMARIA DA PENHAhttp://www.blogger.com/profile/10106357354743044415noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-819538551499010407.post-49119410467111869862009-01-26T14:29:00.000-08:002009-01-26T15:14:59.162-08:00TEXTO FINAL<span style="color:black;"><o:p></o:p></span><span style="color:black;"><o:p></o:p></span><span style="color:black;"><o:p></o:p></span><span style="color:black;"><o:p></o:p></span><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style=""> </span> </p><p class="MsoNormal" style="text-align: center;" align="center"><b style=""><span style=";font-family:Arial;font-size:14;" >As Novas tecnologias, a aprendizagem e o papel do professor</span></b><span style="font-family:Arial;"><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: center; line-height: 150%;" align="center"><span style="font-family:Arial;">Maria da Penha R. S. Souza<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: center; line-height: 150%;" align="center"><span style="font-family:Arial;">Rejane de Fátima G. Silva </span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: right; line-height: 150%;" align="right"><span style="font-family:Arial;">Pós-graduandas em Novas Tecnologias na Educação (UNIVERSO)</span></p> <p class="MsoNormal" style="line-height: 150%;"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="line-height: 150%;"><b style=""><span style="line-height: 150%;font-family:Arial;font-size:14;" >Resumo</span></b><b style=""><span style="line-height: 150%;font-size:14;" >:</span></b> <span style="font-family:Arial;">As transformações decorrentes da evolução tecnológica <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 63pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">vem definindo mudanças significativas em todos os segmentos da sociedade.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 63pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Nos meios educacionais desenvolve-se uma preocupação muito grande com a melhoria qualitativa do processo de ensino-aprendizagem, em função da atual situação deficitária do sistema educacional brasileiro, a qual indica entre outros fatores que as formas de ensinar já não atendem às necessidades de aprendizagem do homem atual.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 63pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Hoje em dia, as informações estão sendo encontradas com muita facilidade fora da escola, favorecendo uma aprendizagem espontânea, onde o aprendiz busca o que é de seu interesse, nesse sentido o professor precisa estar atento, a fim de despertar nos alunos situações que o levem a construir os seus próprios conhecimentos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="line-height: 150%;"><b style=""><span style="line-height: 150%;font-family:Arial;font-size:14;" >Palavras-chave:</span></b> <span style=""> </span><span style="font-family:Arial;">tecnologia, aprendizagem, formação docente</span> </p> <p class="MsoNormal" style="line-height: 150%;"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Atualmente, cada vez com mais intensidade, as tecnologias invadem o nosso cotidiano e por isso, precisamos estar inseridos neste contexto atual, onde a tecnologia surge como ferramenta de informação e comunicação que se integrada as práticas e aos saberes escolares abre várias possibilidades para o desenvolvimento intelectual dos educandos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Assim, apropriar-se das tecnologias e utilizá-las com todas as suas peculiaridades em sala de aula intensifica as atividades de interação mediadora.(Nevedo, Magdalena e Costa.1999)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Precisamos atualizar o processo de aprendizagem em busca de um conhecimento mais significativo, visto que a sala de aula está cada vez mais sem atrativos e os alunos mais desinteressados.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Como relata Pierre Lévy (1993), podemos verificar que o crescente desinteresse na sala de aula é fenômeno mundial.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Os alunos estão imersos nas novas tecnologias e os professores necessitam inseri-las na educação.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Alguns professores se questionam se os benefícios do uso da tecnologia são maiores que o esforço adicional que é exigido deles para integrarem a tecnologia em sua instrução. Porem, se a tecnologia for integrada de forma eficaz na aula, com seu uso combinado com estratégias adequadas à realidade dos alunos, melhorarão o processo de aprendizagem.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Boff (1999) diz, que “o conhecimento não pode apenas devassar, precisa também, e sobretudo cuidar. Cuidar, pois, também faz parte do saber pensar.” <span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">A introdução dos recursos de informática nas escolas pode apresentar uma oportunidade para motivar os docentes e discentes, assim como disponibilizar um poderoso recurso didático pedagógico para atualizar e principalmente qualificar e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Junto a essas possibilidades é preciso repensar a educação, a integração do ensino com as facilidades proporcionadas pelos recursos da tecnologias da informática e os novos papéis que os professores assumirão para possibilitar novas formas de construção do conhecimento do homem contemporâneo. <span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Com os avanços tecnológicos acelerando as nossas vidas, tornou-se indispensável a presença dos mais variados recursos da tecnologia no processo de aprendizagem educacional, visto que as mudanças são cada vez mais freqüentes, crescentes e irreversíveis.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">As crianças de hoje já nascem mergulhadas nesse mundo tecnológico e seus interesses e padrões de pensamentos já fazem parte desse universo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Surge então, a reflexão sobre o papel da escola e das formas como ela vem conduzindo o processo ensino-aprendizagem, uma vez que é da escola o papel de preparar indivíduos críticos e aptos a exercer funções necessárias ao desenvolvimento da sociedade.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Para explorar de maneira integral o poder da tecnologia, os professores precisam adequar-se a mesma, trocando experiências e informações<span style=""> </span>buscando o crescimento profissional com o objetivo de levar seu aluno a reflexão e a busca da aprendizagem com mais prazer.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">O ensino atual não é visto com grande desempenho pela maioria dos alunos, daí a necessidade de mudar o “processo de aprendizagem”.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Para viabilizar estas mudanças e usufruir dos benefícios advindos com a introdução dos computadores nas escolas, é imprescindível a preparação do professor para saber utilizá-los com novas abordagens do ensino-aprendizagem e estratégicas pedagógicas.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">É necessário que o professor assuma um novo papel, uma nova postura diante de suas práticas pedagógicas. A proposta é que o professor trabalhe dentro de um modelo construtivista, onde assuma o papel de orientador, mediador da aprendizagem de seus alunos; conforme nos sugerem Freire (1967), Piaget (1990) e Vigotsky (1992). <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Para esses teóricos, o aprendizado deve ocorrer em dois sentidos, em vias de mão dupla, ou seja, professores e alunos trabalhando juntos, realizando construções de forma recíproca.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Como também relata Moraes (1997):<span style=""> </span><span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt; text-indent: -90pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>“Não podemos continuar produzindo uma educação<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>onde as pessoas sejam incapazes de pensar e de <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>construir seu conhecimento.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>Na nova escola, o conhecimento é produto de uma<span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>constante construção das interações e de<span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>enriquecimento mútuo de alunos e professores.”<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 117.1pt;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">A tecnologia tem um potencial favorável para aqueles que procuram uma ferramenta de apóio a ambientes de aprendizagem, porem em algumas escolas, os computadores estão parados, tornando-se “acumuladores de poeira.” Em outras, não estão sendo usados corretamente e há aquelas em que os alunos usam para coletar, organizar e analisar dados; para melhorar as apresentações e resolver problemas complexos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Unindo a tecnologia com a aprendizagem de forma a alcançar um objetivo definido e centrado no educando, o educador alcança melhor o resultado esperado. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">“As crianças precisam manejar conhecimento, o melhor possível, aquele que permite enfrentar os adversários de igual para igual.” (Demo, 2000)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Analisando isso, o educador precisa preparar os educandos para conviver numa sociedade onde o conhecimento e as tecnologias andam unidos com as mudanças.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">O professor comprometido busca atualização e melhorias na aprendizagem de seus alunos, age como orientador e estimulador desses aprendizes, pesquisam, refletem sobre as ferramentas que estão sendo usadas nas aulas, visto que são os educadores as figuras essenciais como facilitadores no sentido de proporcionar a aprendizagem crítica e criativa do aluno, levando-o sempre a curiosidade.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Esta nova geração<span style=""> </span>quer “aprender a aprender”, é a geração digital, onde o educando precisa testar, discutir, achar soluções e argumentar suas opiniões.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Demo (2000) cita que,“o aluno não chega a construir sua autonomia sem tornar-se sujeito de suas próprias propostas”.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Segundo o<span style=""> </span>MEC/SEED (1997), somente a introdução das tecnologias na escola não poderá, por si própria, provocar mudanças na educação.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Costa e Xexéu (1996) acrescentam que é essencial ter presente que as tecnologias são dependentes dos homens e que a introdução de computadores nas salas de aula não eliminará nenhum dos problemas educacionais presentes atualmente. Esta mesma opinião possui Sandholtz et al (1997) citando que as tecnologias aplicadas a educação, devem ser encaradas como “catalizadores para a mudança”, pois os elementos para que isto ocorra são os professores.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Por isto, faz-se necessário atualizar o fazer pedagógico, propiciando o fortalecimento do trabalho do professor em sala de aula, onde o educando é o principal sujeito.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><b style=""><span style=";font-family:Arial;font-size:14;" >Referências bibliográficas:</span></b> </p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">BOFF, L. <b style="">Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra.</b> Petrópolis: Vozes,1999<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">COSTA, Rosa Maria E. Moreira da; XEXÉU, Geraldo B<b style="">. A Internet nas Escolas: uma proposta de ação.</b> In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, 7, 1996, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 1996. p.105-118.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">DEMO, Pedro. <b style="">Conhecer & Aprender: sabedoria dos limites e desafios.</b> Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000.<span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><b style=""><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>Desafios Modernos da Educação.</span></b><span style="font-family:Arial;"> 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">FREIRE, Paulo. <b style="">Educação como Prática de Liberdade.</b> Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">KAWAMURA, L. <b style="">Novas Tecnologias e Educação.</b> São Paulo: Ática, 1990. (Série Princípios).<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">LÉVY, P. <b style="">As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática.</b> Rio de Janeiro:Ed. 34, 1993.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">MEC/SEED. <b style="">Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO.</b> Brasília, DF, 1997.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">MORAES, M. C. <b style="">O Paradigma Educacional Emergente.</b> São Paulo: Papirus, 1997.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><span style=""> </span>NEVADO, R., Magdalena B. Costa.<span style="color:black;"> <b style="">I.E.T. Formação de professores multiplicadores: <a href="mailto:nte2@projetos.cooperativos.ufrgs.br.Inform%C3%A1tica"><span style="color:black;">nte2@projetos.cooperativos.ufrgs.br.</span></a> Informática na Educação. Teoria & Pratica.</b> Porto Alegre. UFRGS.<span style=""> </span>v. 2. p. 127-139. 1999.<o:p></o:p></span></span></p> <p class="MsoNormal"><span style=";font-family:Arial;color:black;" ><span style=""> </span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">PAPERT, S. <b style="">A maquina das crianças: repensando a escola na era da informática.</b> Porto Alegre: Artes Medicas, 1994.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">PIAGET, Jean<b style="">. L`Épistemologie Gênétique.</b> Trad. de Álvares Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1990. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">SANCHO, Ivana M. <b style="">Para uma tecnologia educacional.</b> Trad. Beatrz Affonso Neves. Porto Alewgre: Artmed, 1998.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span lang="EN-US" style="font-family:Arial;">SANDHOLTZ, J. H. et al. </span><b style=""><span style="font-family:Arial;">Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. </span></b><span style="font-family:Arial;">Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;">VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S./ LURIA, A. R./ LEONTIEV, A. N.<b style=""> Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem.</b> 4ª ed. São Paulo: Ícone, 1992.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="font-family:Arial;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"> </p><br /><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color:black;"><o:p></o:p></span></p>MARIA DA PENHAhttp://www.blogger.com/profile/10106357354743044415noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-819538551499010407.post-69399776409419548592009-01-23T04:17:00.000-08:002009-01-23T04:35:38.526-08:00INTERATIVIDADE<div style="text-align: center;">ELABORADO POR:<br />MARIA DA PENHA R. S. SOUZA<br /><br /><div style="text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">O termo interatividade resume, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teórica. <o:p></o:p></span><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span><span style=""> </span>O valor do termo depende da sua capacidade de sintetizar as qualidades atribuídas aos novos meios de comunicação, e sem especificar essas qualidade corre-se o risco de usar o mesmo termo para designar coisas diferentes a partir de posições teóricas difirentes.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>Se a interação define a existência de reciprocidade das ações de vários agentes físicos ou biológicos, a interatividade traduz uma qualidade técnica das chamadas máquinas “inteligentes” que investe a elas um conjunto de propriedades específicas de natureza dinâmica.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>No seu livro “Cibercultura”, Pierre Lévy <span style=""> </span>(1997) aborda a interatividade com um problema, justificando isso porque o termo é usado muitas vezes a torto e a direito sem saber do que se trata. O problema não está no uso do mesmo terno ,mas em não explicitaro que se entende por ele.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>Utilizando um quadro de dupla entrada (relação com a mensagem / dispositivo de comunicação), Pierre Lévy fala de diversos tipos de interatividade que vão da <b style="">mensagem</b> <b style="">linear</b> (através de dispositivos que variam desde a imprensa, rádio, TV e cinema até as conferências eletrônicas) até a <b style="">mensagem participativa</b> ( através de dispositivos que variam dos vídeogames com um só participante até comunicação em mundos virtuais envolvendo negociações contínuas). Fica claro que o que caracteriza a interatividade é a possibilidade ( crescente com a evolução dos dispositivos técnicos) de transformar os envolvidos na comunicação ao mesmo tempo, em emissores e receptores da mensagem. Em outros termos, muda o conceito de comunicação. A evolução técnica possibilita cada vez mais a participação dos agentes.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>Pode-se dizer que a grande contribuição das novas tecnologias de informática e de comunicação é que, ao mesmo tempo que elas rompem as barreiras do espaço-temporais possibilitando a comunicação à distância em tempo real de múltiplos sujeitos geograficamente dispersos, fornecem estruturas técnicas para a comunicação e o acesso a informação em rede. As estruturas técnicas da rede permitem implementar formas novas e mais complexas de interação social, fazendo emergir a possibilidade de troca imediata no ciberespaço. Dessa forma, os indivíduos tornam-se receptores e emissores, produtores e consumidores de mensagens. A comunicação deixa de ser linear e de mão única para tornar-se poliglota, polissêmica e policêntrica.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>Embora as novas tecnologias de informática não tenham surgido com preocupações educativas, o impacto econômico e social acabou associando-as a educação por duas vias: pela revolução que a informatização da produção industrial provocou no mercado de trabalho e pela importância que a educação passou a ter na nova sociedade da informatização.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>O processo educacional, presencial ou mediado por essas novas tecnologias, passa a adquirir dimensões que, se não são totalmente novas podem ser agora profundamente inovadoras.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>As relações educativas tornam-se pluridirecionadas e dinâmicas, possibilitando a todos os interessados interagir no processo.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><span style=""> </span>O velho receptor<span style=""> </span>deixa de ser aquele que deve apenas aceitar ou não a mensagem proposta pelo professor para se tornar sujeito da própria educação numa comunidade educacional interativa.<span style=""> </span><o:p></o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p><div style="text-align: left;"> </div><p class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p><div style="text-align: left;"> <br /></div></div></div>MARIA DA PENHAhttp://www.blogger.com/profile/10106357354743044415noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-819538551499010407.post-4663935450125305182009-01-23T03:53:00.000-08:002009-01-23T04:14:29.864-08:00A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO<p class="MsoNormal" style="text-align: center;" align="center"><span style="font-size:78%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);font-size:14;" >ARTIGO ELABORADO POR:</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: center; font-weight: bold;" align="center"><span style="font-size:85%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);font-size:14;" >MARIA DA PENHA R. S. SOUZA</span></span></p><b style=""><span style="line-height: 150%; color: rgb(51, 51, 51);font-size:14;" ><o:p></o:p></span></b><br /><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">A informática tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos e a escola, em sua missão de preparar o indivíduo para a vida, sente a responsabilidade de não fechar os olhos para essa realidade.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">As crianças da atualidade já nascem mergulhadas nesse mundo tecnológico e seus interesses e padrões de pensamentos já fazem parte desse universo. Surge então, a reflexão sobre o papel da escola e das formas com que ela vem conduzindo o processo ensino-aprendizagem, uma vez que é seu dever preparar indivíduos críticos, aptos a exercer funções necessárias ao desenvolvimento da sociedade.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">A informática educativa implantada com o objetivo de enriquecer as atividades curriculares e extracurriculares, é um recurso que pode e deve ser utilizado para estimular e desenvolver as funções intelectivas dos alunos, pois é através de um trabalho de interação, reflexão, discussão, criticas e ponderações, que o aluno irá construir o seu conhecimento de forma mais dinâmica e prazerosa possibilitando a troca de informações, o que fará com que os conhecimentos produzidos sejam permanentemente reconstruídos e reelaborados.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">O uso do computador funciona efetivamente como instrumento no processo ensino-aprendizagem, se for inserido num contexto de atividades que desafiem o aluno em seu crescimento e na construção do seu conhecimento: na relação consigo, com o outro e com a máquina.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">O computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos, descobrir novos conceitos, lugares, idéias, mas é apenas uma máquina e como tal deve ser utilizada. Como ferramenta auxilia o professor e o aluno no processo ensino- aprendizagem. Não deve ser visto como um “ser” que nos dará o conhecimento pronto e acabado precisando apenas que apertemos os seus botões. É preciso que processemos todas as informações desejadas, analisando-as criticamente em conjunto para chegarmos a uma conclusão contemplando o conhecimento.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">O aluno deve ser visto como um indivíduo ativo, responsável pela sua própria aprendizagem. Dessa forma, a informática e a sua utilização só servirá como ferramenta dentro de um ambiente que valorize o prazer do aprendiz em construir<span style=""> </span>seu processo de aprendizagem através de conteúdos programáticos significativos, não estanques.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">Outra possibilidade de uso do computador, é aproveitar sua poderosa função de intercomunicador, uma vez que vários computadores em rede, podem gerar muitas atividades que favoreçam a troca e a construção conjuntas de idéias entre grupos de alunos. A Internet, favorece a comunicação rápida e fácil com todo o mundo, seja formando grupos de escolas que trocam informações e projetos, seja servindo de consultas e criação de bancos de dados, tanto para os alunos, quanto para os professores.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">Assim, se no uso da informática educativa, houver uma perspectiva de construção do conhecimento, o computador perderá o caráter de “mestre infalível”, e o aluno poderá se posicionar como verdadeiro construtor do próprio conhecimento. O professor ficará como o responsável por planejar<span style=""> </span>atividades, utilizando o computador como<span style=""> </span>recurso para<span style=""> </span>atingir seus objetivos pedagógicos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">A informática educativa deve ser vista na escola tanto<span style=""> </span>como uma forma de facilitar a aprendizagem, como também uma forma de inserir os educandos no mundo da tecnologia informatizada. É preciso que todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem colaborem para que sua implantação tenha sucesso. Ao professor cabe escolher o tema, organizar, planejar e estimular o educando para que participe. Ao aluno cabe sentir-se curioso, participativo e interessado na produção de seus conhecimentos interagindo com os seus pares. Ao diretor, proporcionar um ambiente propicio para que as aulas aconteçam, assim como os meios para que as máquinas estejam em pleno funcionamento. É fundamental que o projeto político pedagógico da escola seja flexível para possibilitar a agregação e a articulação das atividades a serem desenvolvidas no estudo de temas, como<b style=""> </b>também haja uma conscientização sobre as necessidades de reestruturar as práticas de sala de aula e redefinir os papéis do professor, do aluno e dos demais profissionais da educação.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">É preciso que se entenda que a informática e a educação devem manter uma relação harmoniosa para que, de fato, haja benefícios no processo de aprendizagem do aluno.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"> A informática educativa, quando bem planejada e implementada, pode ser um eficiente meio para a construção do conhecimento efetivo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="color: rgb(51, 51, 51);">BIBLIOGRAFIA:<o:p></o:p></span></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">IN: MORAN, José Manuel., MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida – <b style="">Novas Tecnologias e mediações Pedagógicas</b>: 2ª ed.; Campinas: Papirus, 2001. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">PROINFO: <b style="">Informática e formação de professores</b> / Secretaria de Educação, Seed, 2000. Volume 2.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ, Maria Lucia R. M. da – <b style="">A Informática e os problemas escolares de aprendizagem </b>– RJ: DP & A editora, 2001.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><span style="color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <span style="color: rgb(51, 51, 51);"></span><p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p><br /><br /><span style="color: rgb(51, 51, 51);"></span>MARIA DA PENHAhttp://www.blogger.com/profile/10106357354743044415noreply@blogger.com1