sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

ARTIGO ELABORADO POR:

MARIA DA PENHA R. S. SOUZA


A informática tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos e a escola, em sua missão de preparar o indivíduo para a vida, sente a responsabilidade de não fechar os olhos para essa realidade.

As crianças da atualidade já nascem mergulhadas nesse mundo tecnológico e seus interesses e padrões de pensamentos já fazem parte desse universo. Surge então, a reflexão sobre o papel da escola e das formas com que ela vem conduzindo o processo ensino-aprendizagem, uma vez que é seu dever preparar indivíduos críticos, aptos a exercer funções necessárias ao desenvolvimento da sociedade.

A informática educativa implantada com o objetivo de enriquecer as atividades curriculares e extracurriculares, é um recurso que pode e deve ser utilizado para estimular e desenvolver as funções intelectivas dos alunos, pois é através de um trabalho de interação, reflexão, discussão, criticas e ponderações, que o aluno irá construir o seu conhecimento de forma mais dinâmica e prazerosa possibilitando a troca de informações, o que fará com que os conhecimentos produzidos sejam permanentemente reconstruídos e reelaborados.

O uso do computador funciona efetivamente como instrumento no processo ensino-aprendizagem, se for inserido num contexto de atividades que desafiem o aluno em seu crescimento e na construção do seu conhecimento: na relação consigo, com o outro e com a máquina.

O computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos, descobrir novos conceitos, lugares, idéias, mas é apenas uma máquina e como tal deve ser utilizada. Como ferramenta auxilia o professor e o aluno no processo ensino- aprendizagem. Não deve ser visto como um “ser” que nos dará o conhecimento pronto e acabado precisando apenas que apertemos os seus botões. É preciso que processemos todas as informações desejadas, analisando-as criticamente em conjunto para chegarmos a uma conclusão contemplando o conhecimento.

O aluno deve ser visto como um indivíduo ativo, responsável pela sua própria aprendizagem. Dessa forma, a informática e a sua utilização só servirá como ferramenta dentro de um ambiente que valorize o prazer do aprendiz em construir seu processo de aprendizagem através de conteúdos programáticos significativos, não estanques.

Outra possibilidade de uso do computador, é aproveitar sua poderosa função de intercomunicador, uma vez que vários computadores em rede, podem gerar muitas atividades que favoreçam a troca e a construção conjuntas de idéias entre grupos de alunos. A Internet, favorece a comunicação rápida e fácil com todo o mundo, seja formando grupos de escolas que trocam informações e projetos, seja servindo de consultas e criação de bancos de dados, tanto para os alunos, quanto para os professores.

Assim, se no uso da informática educativa, houver uma perspectiva de construção do conhecimento, o computador perderá o caráter de “mestre infalível”, e o aluno poderá se posicionar como verdadeiro construtor do próprio conhecimento. O professor ficará como o responsável por planejar atividades, utilizando o computador como recurso para atingir seus objetivos pedagógicos.

A informática educativa deve ser vista na escola tanto como uma forma de facilitar a aprendizagem, como também uma forma de inserir os educandos no mundo da tecnologia informatizada. É preciso que todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem colaborem para que sua implantação tenha sucesso. Ao professor cabe escolher o tema, organizar, planejar e estimular o educando para que participe. Ao aluno cabe sentir-se curioso, participativo e interessado na produção de seus conhecimentos interagindo com os seus pares. Ao diretor, proporcionar um ambiente propicio para que as aulas aconteçam, assim como os meios para que as máquinas estejam em pleno funcionamento. É fundamental que o projeto político pedagógico da escola seja flexível para possibilitar a agregação e a articulação das atividades a serem desenvolvidas no estudo de temas, como também haja uma conscientização sobre as necessidades de reestruturar as práticas de sala de aula e redefinir os papéis do professor, do aluno e dos demais profissionais da educação.

É preciso que se entenda que a informática e a educação devem manter uma relação harmoniosa para que, de fato, haja benefícios no processo de aprendizagem do aluno.

A informática educativa, quando bem planejada e implementada, pode ser um eficiente meio para a construção do conhecimento efetivo.

BIBLIOGRAFIA:

IN: MORAN, José Manuel., MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida – Novas Tecnologias e mediações Pedagógicas: 2ª ed.; Campinas: Papirus, 2001.

PROINFO: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação, Seed, 2000. Volume 2.

WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ, Maria Lucia R. M. da – A Informática e os problemas escolares de aprendizagem – RJ: DP & A editora, 2001.



Um comentário:

Unknown disse...

To passando para lhe parabenizar pelo seu trabalho...

Seu Blog esta com o conteúdo bem interessante.

Depois eu passo pra dar mais uma olhadinha.


Obs: Fui o 1º \o/\o/\o/
rsrs